domingo, 13 de novembro de 2011

Os nossos caminhos






Caros estudantes,

O símbolo por nós escolhido é uma obra do artista surrealista e espanhol Salvador Dalí, e acreditamos que esta se relaciona com a proposta da nossa chapa, a partir da representação de renovação e rompimento com as barreiras que impedem a completude do homem.

O quadro “Criança geopolítica assistindo ao nascimento de um novo homem” propõe a libertação do homem do espaço que determina seus limites, a criação de um novo ser, que surge a partir do que já está conquistado, delimitado.

A intenção do Admirável DARI Novo é justamente esta: quebrar com os limites impostos pelas dificuldades que nos enclausuram como uma cápsula, e alçar voos mais altos, a partir do que já foi conquistado por aqueles que compõem e passaram pelo espaço do diretório acadêmico. Assim como Salvador Dalí, que rompeu com barreiras artísticas de seu tempo, nós desejamos conquistar espaços cada vez mais abrangentes para o nosso curso, tornando infinitas as fronteiras do mundo das Relações Internacionais, bem como o nosso campo de atuação.

O mundo como uma casca de ovo, representa esperança, e este é o sentimento pelo qual não deixaremos morrer a luta pelos ideais do nosso curso e dos alunos que o compõem.

O nome de nossa admirável chapa é uma alusão ao livro "Admirável Mundo Novo" do autor inglês Aldous Huxley, que, juntamente com Laranja Mecânica (de Anthony Burgess) e 1984 (de George Orwell) compõe e extraordinário trilogia da ciência política literária.

O livro nos leva para um futuro onde os homens não mais nascem, mas são fabricados em série, onde a estratificação social passa a ser também genética, física.
O Admirável DARI Novo surge então como uma crítica à um mundo sem possibilidades, onde o homem se torna escravo das coisas. Nossos propostas vão ao encontro de novos horizontes, novas possibilidades para nós, estudantes tão admiráveis que temos como papel acreditar e trabalhar por possibilidades que façam do homem, ser social, o prodigioso e harmonioso ente do mundo e da natureza.

Enquanto futuros internacionalistas temos que ir para além de nossas possibilidades, romper com os limites que a nós nos são impostos e fazer de nossas ações individuais a construção de uma coletividade sólida, baseada no compromisso e numa gestão política transparente.

Por isso convidamos você, estudante de Relações Internacionais, a admirar-se com o presente que hoje estamos nos propondo a construir, para que o futuro nos surja como, de fato, um Admirável Mundo Novo.

Cordialmente,
Admirável DARI Novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário