Propostas

1) Iniciar a construção de um PET de Relações Internacionais:

- Iniciar o contato com professores que aceitem tutoriar o PETRI e também a construção de um projeto para o mesmo.
- Atentar-se a editais que a UFU e o MEC soltam para a inscrição de projeto de PETs.


2) Utilizar de maneira mais eficiente os meios de comunicação entre o DARI e os estudantes:

- Propostas de fazermos um blog, twitter, e-mail, facebook, etc.
- Divulgar eventos, realizações, conquistas, o que está sendo debatido por nós, pelos professores, no Conselho do Instituto de Economia e no Colegiado sempre contando com a opinião, críticas e apoio dos demais estudantes, pois todos somos membros do Diretório Acadêmico.\


3) Firmar parcerias com empresas privadas que possam oferecer estágios para os estudantes do curso:

- Uma vez apoiados pelo instituto e sabendo que a inserção no mercado de trabalho é uma grande preocupação dos estudantes, essa iniciativa pode facilitar o contato e consolidar a imagem do profissional de Relações Internacionais na cidade de Uberlândia e região.
- Essas parcerias facilitariam também a obtenção de patrocínio para os eventos de Relações Internacionais, bem como possibilitariam a promoção de vitrines empresariais e workshops.


4) Tornar cada vez melhor e maior a Semana de RI, buscando espaços que tenham mais a cara da galera de RI:

- Desde o começo do ano, a antiga gestão do DA buscou junto aos professores iniciar a construção da III Semana de Relações Internacionais, objetivando uma melhora da mesma.
- Acreditamos ser também de responsabilidade dos estudantes uma boa Semana, com debates que interessem, trazendo não só pesquisadores, professores, e diplomatas de reconhecimento nacional e internacional, mas também atividades com enfoque prático.


5) Intervir de maneira mais incisiva nos Institutos que disponibilizam professores para o curso de RI:

- Ampliar contato com os DAs e CAs, principalmente de Direito, Ciências Sociais, História, Economia e Letras, e acompanhar as discussão que estão sendo feitas nos conselhos dos respectivos cursos, intervindo quando necessário para a melhoria da qualidade dos professores do curso de Relações Internacionais.


6) Conseguir transporte e alojamento para as viagens de RI :

- Cada vez mais a universidade nos priva de termos acesso à transporte e condições de participar de eventos fora da UFU, por isso pretendemos ampliar os esforços já feitos para conseguir transporte e alojamentos em eventos como o ENERI e AMUN, possibilitando assim maior participação dos estudantes do curso.


7) Estruturar o Clube de Simulações:

- Pretendemos realizar simulações com frequência sabendo que esta é uma experiência que agrega para a formação dos estudantes. Elaboraremos, assim, um projeto para ser submetido na PROEX para que a atividade possa ser contabilizada nos currículos dos integrantes.
- Objetivamos uma simulação própria da UFU, que cresça e obtenha reconhecimento nacional e internacional.


8) Continuar articulando as relações com a FENERI (Federação Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais), buscando trazer para Uberlândia eventos regionais e nacionais (como o ENERI):

- A antiga gestão do DA participou do último espaço da FENERI, o CONERI (Congresso Nacional), buscando conhecer o espaço e, posteriormente, ajudar a construí-lo e promove-lo nacionalmente aumentando a influência do curso de Relações Internacionais no Brasil.

Obs: vale lembrar que temos críticas à desorganização da FENERI, por isso queremos nos inserir para melhorar as discussões, organização, comunicação e propostas da FENERI, por isso devemos participar do próximo ENERI.


9) Construir uma biblioteca na sala do DA com xerox doadas pelos estudantes veteranos e livros que tratem de temáticas relevantes ao curso:

- Reivindicaremos junto aos professores a solicitação por parte destes e de mais livros para a biblioteca da UFU.
-Disponibilizaremos também um espaço de biblioteca digital no blog do diretório, com os textos que são utilizados como bibliografia básica do curso, livros digitalizados e links para pesquisa.
- Sabemos do déficit de literatura de Relações Internacionais na biblioteca da Universidade, por isso queremos exigir da Reitoria maior disponibilidade de investimento na biblioteca e também comprar livros e fazer parcerias com editoras de outras universidades e também do NEPRI, para montarmos uma biblioteca própria que abarque às necessidades dos estudantes.


10) Construção da Semana de Recepção de Calouros:

- Continuar com as programações que mostram a realidade e importância de estar num curso de uma Universidade Federal, mostrar a atual conjuntura do curso e da Universidade tendo em vista a politização dos ingressantes, promovendo assim o próprio curso e as possibilidades acadêmicas que ele proporciona. Assim, continuaremos o projeto “RI: ciência e prática” que apresenta os grupos de estudos do instituto, o NEPRI e as linhas de pesquisa dos professores, a ACPE (empresa júnior), o DARI, etc. O projeto foi eficiente já na recepção dos calouros da 6ª Turma.
- Atividades como: debates, mesas-redondas, mini-cursos, trote solidário, cine-debates, atividades de integração, festas, oficinas.



11) Continuar participando do Conselho do Instituto de Economia (CONSIE), do Colegiado de Curso, do Conselho Superior Universitário (CONSUN), dando repasses para os estudantes sobre o que acontece na Universidade:

- Graças à nossa participação nestes espaços, conseguimos apoio e reconhecimento dos professores e técnicos. Devemos continuar buscando parcerias que fortaleçam o curso de RI.


12) Continuar participando do CONDAS (Conselho de Diretórios e Centros Acadêmicos da UFU), ficando por dentro do que acontece na Universidade e no Movimento Estudantil da UFU e do Brasil:

- Nosso DA conseguiu se estruturar graças ao apoio e experiência do Movimento Estudantil, por isso queremos continuar próximos, pois acreditamos que um ajuda na construção do outro e ambos na melhoria do curso de Relações Internacionais.
- Buscamos uma aproximação cada vez maior com os DAs e CAs de RI por todo o Brasil, em busca da resolução de problemas comuns, compartilhamento de experiências e apoio em atividades acadêmicas.


13) Promover mais eventos culturais de integração dos estudantes (festas, saraus, oficinas):

- Realizar momentos de integração dos estudantes do curso, principalmente entre os calouros e veteranos tendo em vista que a Universidade é um espaço que vai para muito além da sala de aula.
- Fazer parcerias com outros grupos da UFU para vivenciarmos as diversas experiências e ideias que a universidade pode proporcionar.