sábado, 12 de novembro de 2011

OUTRA FASE, TÃO ADMIRÁVEL!

Em 2009, foi formada a primeira turma de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia. Não havia uma estrutura preparada para demandar efetivamente e legitimamente aquilo que nós, alunos do curso, requeríamos, apoiados no Instituto de Economia e por vezes dependentes dele para a construção de diálogos com a burocracia presente na universidade.

Hoje, o contexto é diferente. Pode-se dizer que com a ajuda dos nossos professores e de alunos engajados, o curso de Relações Internacionais pôde se solidificar sobre a base que o Diretório Acadêmico da atual gestão conseguiu conquistar em pouco mais de um ano. A burocracia foi entendida, os obstáculos reconhecidos e as dependências minimizadas. Uma vez estabilizados sobre o Diretório Acadêmico, será possível buscarmos aquilo que nós necessitamos diante de um curso tão novo – e por que não pouco reconhecido.

Com nossa ajuda, o Diretório Acadêmico deve servir como canal forte para recorrermos segundo nossas necessidades. Em um primeiro momento, as necessidades eram de aprendizado. É complicado entender como a universidade funciona e como os alunos, em uma instituição tão estratificada, podem conquistar a honra, o nome do próprio curso. Nesse segundo momento, que cremos estarmos inseridos, uma nova chapa com propostas contextualizadas para esta nova fase aparece diferente daquele em que se encontrou a atual gestão. Queremos nos aproveitar das conquistas anteriores para superar os obstáculos encontrados hoje e no futuro para nos inserirmos cada vez mais na universidade e no campo acadêmico nacional de Relações Internacionais. Agora, surge o “Admirável DARI Novo”, com pessoas novas cheias de propostas que prometem trazer ao curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia o que seus alunos julgarem necessário. Trata-se de uma chapa heterogênea com pessoas da primeira, segunda, terceira, quarta, quinta e sexta turmas, e cada uma dessas pessoas familiarizada com um problema diferente, referente ao seu momento vivenciado no curso.

Do que precisamos? Network, patrocínios para eventos também, e é claro o estabelecimento de comissões ligadas à natureza do próprio curso, tais como de simulações, semanas de RI, palestras e cine-debates definindo o nosso foco. São símbolos que regem nossa área de atuação, características importantes daquilo que forma a ideia de um curso forte e reconhecido, de um “Admirável DARI Novo”.
É exatamente isso que nossa chapa propõe. “Admirável DARI Novo”, buscando aprender com o já feito, lidando com os problemas já conhecidos e cheio de energia para implementar novas ideias, crê que através de sua gestão do Diretório Acadêmico,  o curso de Relações Internacionais encontrará voz na estratificada instituição acadêmica. Há uma voz forte e pulsante sobre o que deve ser feito e como deve ser feito. Se a gestão anterior pôde encontrar os canais de como fazer valer a opinião de nós, alunos de Relações Internacionais, essa nova chapa promete uma gestão que fará nossas demandas alcançarem êxito.

É uma nova fase para o curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia. É uma nova fase para os alunos. Trata-se de nos tornarmos referência, admiráveis nessa fase nova, completamente distinta da anterior. É, de fato, um “admirável DARI novo”.

Um comentário:

  1. Que texto bacana...muito bom ver que existem ótimos escritores na chapa Admirável DARI Novo...essencial para convencimentos em conselhos, colegiados, prefeituras de campus e reitoria (principalmente).
    vamos agitar a UFU!

    ResponderExcluir